sexta-feira, 7 de maio de 2010

Palestra - Fefisa

Ontem, dia 06/05/2010, ministrei uma palestra na Fefisa sobre Liderança e Motivação no Coaching. A classe era do curso de Moda, um ambiente novo para mim. A maioria avassaladora de mulheres na sala e somente dois rapazes.

Me preparei por uma semana, aproximadamente, em meio ao turbilhão do curso de coaching ainda. Foi ótimo pois a medida que os dias do curso passavam, eu incluía ou modificava os slides. A idéia era mostrar como acontece a liderança e motivação dentro do processo de coaching.

Comecei conhecendo um pouquinho as pessoas com quem iria partilhar as próximas horas, perguntando o nome, o que faz e o que espera da aula. Já dando uma ponte ao trabalho de coaching, acolhendo e dando valor a cada um, e também colocando meta.

Depois situei um pouco sobre o coaching: origem da palavra, como começou a atividade, como é o processo...dados rápidos somente para esclarecer um pouco o assunto. Logo em seguida entrei no tema em pauta: Liderança.

Bom, nada melhor do que as quatro características do coach: escuta com empatia, questionamento poderoso, feedback e apoio e estímulo constante. Falei sobre cada item individualmente, a importância deles como característica de um bom líder, independente da área de atuação.

A escuta com empatia abri um parêntese para a qualidade da Presença. Estar presente no momento é uma grande desafio e sem isso você não ouve, não pode questionar, não consegue dar feedback e muito menos apoiar a pessoa.

O questionamento foquei na importância de levar a pessoa à reflexão. Todo mundo quer as respostas prontas para tudo, receita de bolo. E as respostas estão mais perto do que se imagina. Dentro de você, basta acionar o botão através de perguntas.

Feedback. Muita gente se orgulha de não levar desaforo para casa. Pois bem, é saudável se expressar e realmente não engolir sapo. Só que há maneiras e maneiras de se fazer isso. Foi exatamente uma maneira saudável que passei para eles, o método sanduíche.

Apoio e estímulo constante apresentei a pirâmide de níveis neurológicos de Robert Dilts, onde e como apoiar, quem é capaz de apoiar em cada nível.

Na parte de motivação, apenas apresentei os modelos de levantamento de valores. A motivação é íntrinseca e nada mais intrínseco do que o conjunto de valores de cada pessoa. Valor é motivação, o que é importante para você?

Adorei essa experiência!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use o bom senso!