sábado, 28 de agosto de 2010

Coaching - O processo

Bom, comecemos o processo então. Levei para casa um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, e acho que também levei a roda da vida. O questionário, agora que sou coach e já o apliquei, ajudou muito a abrir o processo pois já aponta áreas e aspectos da vida da pessoa que podem e/ou precisam de um trabalho.

A roda da vida é como um gráfico pizza, um círculo divido em várias áreas da vida, tais como: relacionamentos, espiritualidade, desenvolvimento pessoal etc. Onde você avalia o quanto cada área está em sua vida, numa escala de 0 a 10. Feito isso, realçando os traços da roda, cria-se uma imagem que deveria parecer com uma roda rsrs...e é assim que você está atualmente. E o que aconteceria se sua vida continuasse a girar nessa roda? Totalmente desequilibrada? Quando você coloca um pneu novo no carro é necessário balancear a roda senão o peso não ficará bem distribuído, prejudicando o desempenho e até causando uma quebra.

É...eu tinha algumas coisas a serem trabalhadas. Ainda tenho aliás! Todo mundo tem algo a melhorar! Com isso consegui visualizar o que tinha que fazer, ou melhor, onde tinha trabalho a fazer. E a partir disso começaram as perguntas. E eu falava, falava, e meu coach perguntava...e eu falava. A cada sessão eu saía mais leve de tanto que falava.

O incrível é que tudo começou a ficar tão claro na minha frente! O desafio era curar a miopia e enfrentar a mudança. Ver a situação mas não ter a coragem de mudá-la...é nulo. É omisso. Você é o agente de mudanças em sua vida, fora você, ninguém irá mudá-la.

Antes, e durante, de planejar a ação, a ecologia da meta sempre fora verificada. Grandes poderes geram grandes responsabilidades, dizia Peter Parker. Quando você tem o poder de mudar sua vida, retomar as rédeas de suas decisões, tem uma grande responsabilidade nas costas. Não somente da sua vida, óbvio, mas em como sua vida irá influenciar outras pessoas. Não há decisão ou ação que você tome na vida que não gere reações em outras pessoas. O desafio é equilibrar a sua ação com suas possíveis reações.

O mundo é sistêmico, tudo e todos estão interligados. Para que você possa imaginar isso, veja o vídeo:
yuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use o bom senso!